Síndrome de Pernas Inquietas
- Dr. Gabriel S. Froehner
- 13 de set. de 2021
- 1 min de leitura
A síndrome das pernas inquietas (SPI) é o transtorno de movimento caracterizado por uma necessidade intensa e compulsiva de mover as pernas, geralmente acompanhada por sensações desconfortáveis e desagradáveis.
Os sintomas começam ou pioram durante os períodos de repouso ou inatividade (por isso mais comuns à noite) e são parcial ou totalmente aliviados pelo movimento.
Apesar de ser uma doença comum, a SPI geralmente é subdiagnosticada.
A prevalência de SPI na população em geral é de 5% a 10%, se tornando distúrbio de movimento mais comum.
O atraso no início do sono, vários despertares e uma redução na eficiência do sono contribuem para um distúrbio significativo do sono nesses pacientes.
A prevalência aumenta com o avanço da idade e a condição é observada com mais frequência em mulheres.
A SPI pode ser idiopática e começar em qualquer idade, ou secundária a condições como deficiência de ferro, insuficiência renal, neuropatia e durante a própria gravidez normal.
Embora a etiologia da SPI ainda não seja clara, as evidências sugerem que os sintomas resultam de disfunção/hipofunção do neurotransmissor dopamina. A deficiência de ferro também foi implicada na etiologia da SPI.
Os agonistas da dopamina e a levodopa demonstraram eficácia no tratamento da RLS e, em contraste, certos agentes que bloqueiam o sistema dopaminérgico agravam os sintomas da RLS.
Outros tratamentos conhecidos são gabapentina, benzodiazepínicos e opiáceos.
Para o diagnóstico e tratamento adequados é imprescindível a consulta com Neurologista.

Comments