Piscamentos Incontroláveis: conheça o blefaroespasmo.
- Dr. Gabriel S. Froehner
- 24 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
O blefaroespasmo é uma doença que afeta os músculos ao redor dos olhos, causando espasmos ou contrações incontroláveis das pálpebras. É muitas vezes referido como “piscamentos” e pode ser muito frustrante e desconfortável para aqueles que o experimentam. A causa exata do blefaroespasmo não é totalmente compreendida. Certos gatilhos, como estresse, fadiga ou cafeína, podem piorar os espasmos.
Os sintomas geralmente envolvem piscar os olhos excessivamente e de forma involuntária, apertar os olhos ou contrair as pálpebras.
Em alguns casos, os espasmos podem ser tão graves que forçam as pálpebras a fechar completamente, dificultando ou impossibilitando a visão.
Embora o blefaroespasmo não seja uma condição séria ou com risco de vida, ele pode afetar significativamente a qualidade de vida de uma pessoa e levar à ansiedade social, dificuldade nas tarefas diárias e problemas de visão.
O tratamento geralmente envolve injeções de toxina botulínica. As injeções de toxina botulínica podem ajudar a diminuir temporariamente o excesso de movimentos dos músculos ao redor dos olhos. Remédios relaxantes podem ajudar, mas geralmente acarretam efeitos colaterais.
Modificações no estilo de vida, como dormir o suficiente, reduzir o estresse e evitar a cafeína, também podem ajudar a reduzir a gravidade e a frequência do blefaroespasmo.
Com o tratamento e manejo corretos, a maioria das pessoas com blefaroespasmo consegue levar uma vida relativamente normal.
E aí, gostou?
Mande suas dúvidas nos comentários.
Dr. Gabriel Sampaio Froehner
CRM 32344 / RQE 23231 - Neurologista

Comments