Parkinson antes dos 40?
- Dr. Gabriel S. Froehner
- 21 de out. de 2021
- 1 min de leitura
Parkinson Precoce é o termo usado quando os sintomas aparecem bem mais cedo que o habitual, antes dos 40 anos. É muito mais raro, ocorrendo em apenas 5% dos casos de Doença de Parkinson.
O sintoma motor mais comum é a lentidão de movimento (bradicinesia), mas podem estar presentes todos os outros sintomas da doença.
O tratamento consiste em repor a dopamina cerebral, através de medicamentos, como agonistas dopaminérgicos, inibidores da MAO-B e a própria Levodopa, mas em doses mais baixas que o normal, já que estes pacientes costumam responder melhor ao tratamento e podem mais facilmente apresentar efeitos colaterais como a discinesia.
A melhora com o DBS (estimulação cerebral profunda) também costuma ser maior nestes pacientes comparados com os que tem a doença de Parkinson em idade mais avançada.
O tratamento multidisciplinar continua sendo essencial nestes casos, de forma individualizada e personalizada, com Fisioterapia, Psicoterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Nutricionista.

Комментарии