O que previne o Parkinson?
- Dr. Gabriel S. Froehner
- 6 de fev. de 2022
- 1 min de leitura
Um estilo de vida saudável, algum remédio…afinal, o que se mostrou prevenir o Parkinson até hoje?
Vários remédios e substâncias foram testados e pesquisados para este fim, mas infelizmente, ainda não existe um único remédio capaz de prevenir o aparecimento da doença de Parkinson. São exemplos que falharam: Amantadina, Rasagilina, Selegilina, coenzima Q10, creatina, entre outros…
Estão em fase de estudos o uso de anticorpos monoclonais contra a proteína alfa-sinucleína. Vale ressaltar que medicamentos com função semelhante para outras doenças neurológicas falharam até o momento.
Algumas pesquisas concluíram que cafeína pode de fato apresentar algum efeito neuroprotetor para Parkinson, baseado em modelos animais e em um estudo de coorte. Cuidado com excessos, cafeína pode atrapalhar o sono e aí ser uma faca de dois gumes, já que sono ruim piora os sintomas da DP.
Como toda doença neurológica progressiva e degenerativa existe uma base inflamatória na fisiopatologia da doença. Mas tomar anti-inflamatórios (aqueles que eventualmente tomamos quando torcemos um tornozelo) também se mostrou ineficaz para prevenir a DP.

Logo, os principais aliados para diminuir a progressão da doença (e até mesmo prevenir seu aparecimento) são as medidas comportamentais:
Se movimentar (e consequentemente não ser sedentário).
Comer bem (e consequentemente evitar produtos industrializados).
Dormir bem
Ter uma rede social ativa (com amigos reais, e não virtuais).
Consumir cafeína
Fonte: Salamon et al., Neuroprotection in Parkinson’s disease. Journal of Neural Transmission, 2020.
Dr. Gabriel S. Froehner
CRM 32344 RQE 23231
Comments