top of page
Buscar

Neuralgia do Trigêmeo

  • Foto do escritor: Dr. Gabriel S. Froehner
    Dr. Gabriel S. Froehner
  • 10 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura


O nervo trigêmeo inerva a sensibilidade da face, e recebe este nome por ser dividido em 3 ramos principais: oftálmico, maxilar e mandibular.

foto: área inervada pelo nervo trigêmeo.

Dor típica é aquela que aparece e desaparece subitamente, tipo choque/facada, durando segundos até no máximo 2min, geralmente unilateral em uma parte do rosto inervada pelo nervo trigêmeo. A dor é quase sempre desencadeada por estímulo não doloroso (simples toque ou vento forte, sorrir, etc).

Pode haver, em alguns casos, uma dor contínua entre as crises de dor típicas, recebendo o nome de neuralgia “atípica” do trigêmeo.


Pode ser dividida em Neuralgia Idiopática (sem causa definida), Clássica (causada por um cruzamento anômalo de uma veia com o nervo) ou Secundária (causada por outra doença: tumor, esclerose múltipla, etc).



A maioria dos casos é Idiopática (sem causa definida), apenas em 15% dos casos existe um conflito neurovascular e uma quantidade menor ainda é secundária.


O diagnóstico é totalmente clínico, mas realizamos ressonância magnética de crânio para descartar/confirmar causas secundárias.

Estudos neurofisiológicos (reflexo trigeminal) podem ajudar em casos duvidosos e quando o paciente tem alguma contraindicação de realizar a ressonância.




Tratamento:

Medicamentos de escolha são a Oxcarbazepina e a Carbamazepina. Normalmente usamos uma medicação que precisa ter sua dose ajustada até a melhor dose (que cesse os sintomas e seja bem tolerada pelo paciente), caso não haja boa resposta, podemos associar Lamotrigina.


A toxina botulínica pode ser uma boa opção de tratamento para casos que não respondem aos medicamentos, antes de se tentar a cirurgia.




Casos secundários ou clássicos que tenham tratamento cirúrgico precisam ser referenciados para um Neurocirurgião.


Fonte: Continuum. Neurology, 2017.




Dr. Gabriel S. Froehner

CRM 32344 PR / RQE 23231



 
 
 

Comments


Gabriel Sampaio Froehner

Neurologista

CRM 32344-PR | RQE 23231

Consultórios

Londrina/PR

R. Professor Joaquim de Matos Barreto, 180

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook

Apucarana-PR

​Rua Miguel Simião, 315 | sala 07

Informe Legal

Dr. Gabriel Froehner é pessoalmente responsável pela produção, edição, adaptação e curadoria dos textos presentes neste site, além de sua manutenção financeira. Este site é orientado ao público leigo. As informações contidas em nossa homepage têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvida, o médico deverá ser consultado, pois, somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. O nosso site possui anúncios de terceiros. Não controlamos o conteúdo de tais anúncios e o nosso conteúdo editorial é livre de qualquer influência comercial. Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar no mesmo, está a consentir a sua utilização.

© 2021 by Gabriel S. Froehner. 

bottom of page