Existe algum alimento especial para o bom funcionamento cerebral?
- Dr. Gabriel S. Froehner
- 8 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Na verdade, um só alimento não, mas vários tipos são recomendados ( e outros são desencorajados).
O foco na maioria das vezes será diminuir a quantidade de carboidratos da nossa alimentação, isso porque a nossa dieta ocidental contém excesso deste tipo de comida, mas por conta de estarmos acostumados com isso, infelizmente encaramos como normal o alto consumo de carboidratos no dia-a-dia.
Os piores alimentos são os carboidratos que causam alto índice glicêmico, ou seja, doces, farináceos e industrializados.
Isso por que esses alimentos causam picos de açúcar no sangue, que após uma série de reações químicas e moleculares, produzem uma certa inflamação no corpo como um todo, ao qual a cabeça (e o cérebro) fazem parte.
Industrializados e processados são prejudiciais, até por conta da química utilizada para conservar esse tipo de alimento.
Já os alimentos que precisamos aumentar na alimentação são os vegetais em geral, as frutas, leguminosas. Um prato de salada diário no mínimo já ajuda muito! (Atenção: salada não é só alface, inclusive quanto mais verde escuro for o vegetal melhor).
Gorduras boas devem ser adicionadas diariamente, como azeite de oliva, óleo de coco, sementes oleaginosas (castanhas), ovos orgânicos.
Carnes orgânicas (vaca criada no pasto, sem ração ou aditivos, galinha caipira, peixes do mar - os que tem mais ômega 3 são o salmão, a anchova e a sardinha).
Alimentos fermentados são muito interessantes para repôr a microbiota intestinal, são os famosos probióticos. Falarei mais sobre este tema no futuro.
Vale lembrar que estas orientações não substituem uma consulta médica e nutricional!
Alguma dúvida sobre alimentação e neurologia? Mande sua pergunta aqui ou nas nossas redes sociais (Instagram e Facebook).
Dr. Gabriel S. Froehner
CRM 32344 / RQE 2323

Commentaires