Como prevenir sua crise de enxaqueca?
- Dr. Gabriel S. Froehner
- 19 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
A enxaqueca é o tipo de dor de cabeça mais comum no mundo, e responsável por grande parte nas abstenções ao trabalho. Conviver com a dor não é fácil. Temos que aprender a identificar os fatores relacionados ao gatilho de uma crise de enxaqueca.
Para a prevenção destas crises, existem várias opções:
Se for enxaqueca episódica, ou seja, que ocorre poucas vezes no mês, normalmente não se indica profilaxia medicamentosa.
Mudanças de estilo de vida ajudam e muito na prevenção de crises.
As principais:
dormir bem e no mesmo horário.
se alimentar de forma saudável.
ter uma rotina de atividade física.
evitar alimentos que são desencadeantes de crises (ex.: chocolates, refrigerantes, alimentos com alto índice glicêmico em geral).
Se for enxaqueca catamenial, aquela que acontece exclusivamente relacionada a menstruação, pode-se usar a miniprofilaxia. Ou seja, por 3-5 dias no mês usa-se um medicamento (anti-inflamatório ou triptano) antes da crise acontecer.
Isso só dá certo em mulheres com enxaqueca catamenial e com ciclo regular, já que assim praticamente “sabemos” os dias que a dor de cabeça vai ocorrer.
(aqui a conduta é muito individualizada, variando de caso a caso - procure seu neurologista para mais informações).
Se for enxaqueca crônica, aquela que acontece mais de 15 dias no mês por pelo menos 3 meses, além das mudanças de estilo de vida, indica-se uso de medicamentos de uso mais prolongado e contínuo. São opções via oral, o Propranolol, Nortriptilina, Venlafaxina, entre outros. E temos ainda opções mais recentes, injetáveis mensais, como os anticorpos anti-CGRP.
Na enxaqueca crônica, podemos lançar mão também da Toxina Botulínica, aplicada a cada 3 meses, sendo recomendação nível 1A da Academia Americana de Neurologia!
Estas informações não substituem a consulta médica.

Comments