Afinal, Parkinson tem cheiro?
- Dr. Gabriel S. Froehner
- 6 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Um dos sintomas não motores da doença é a perda do olfato (hiposmia), que pode ocorrer anos antes do aparecimento dos sintomas motores.
Mas estamos falando aqui de um certo tipo de cheiro, que seria produzido por quem tem Parkinson. É verdade?
Joy, uma enfermeira britânica aposentada, notou um cheiro diferente em seu esposo, que ela definiu como “almiscarado”. Anos depois, ele foi diagnosticado com Parkinson.
Mais tarde, frequentando grupos de apoio de Parkinson, a enfermeira notou que o cheiro era o mesmo. Aí que ela fez a relação entre o cheiro e a doença.
Assim, ela tem participado de alguns estudos, inclusive um estudo da universidade de Machester, que analisou o liquido produzido por glândulas sebáceas (sebum) da região das costas de pessoas com Parkinson, mais de 500 odores foram identificados através do sebum, e 2 lipídios se repetem na maioria dos pacientes com Parkinson.
Outro estudo, desta vez chinês e publicado em 2020, envolveu cachorros da raça pastor Belga, na tentativa de diagnosticar a doença através do cheiro.
Nele, foram treinados 3 cachorros para diferenciar amostras de sebum de pessoas com Parkinson de pessoas saudáveis. E surpreendentemente, a acurácia quando ao menos 2 cachorros sinalizavam foi de 86-96%, concordando de forma aceitável com o diagnóstico dos pacientes.
Quem sabe, no futuro, se este não pode ser um biomarcador usado no diagnóstico da doença?
Vale lembrar que os estudos estão ainda em fase inicial e ainda não podem ser usados para diagnosticar a doença, sendo imprescindível a consulta com neurologista especialista em transtornos de movimento para confirmar a suspeita.
fontes:
Paper Spray Ionization Ion Mobility Mass Spectrometry of Sebum Classifies Biomarker Classes for the Diagnosis of Parkinson’s Disease. https://doi.org/10.1021/jacsau.2c00300 2022.
Sensitivity of Sniffer Dogs for a Diagnosis of Parkinson’s Disease:A Diagnostic Accuracy Study. Movement Disorders, 2020.
Dr. Gabriel S. Froehner CRM 32344 / RQE 23231 - especialista em transtornos de movimento

Comments